Peça Bertoleza

Livre Livre Teatros Teatros DRE DRE
icone calendário 25, 26, 27, 28, 02, 03, 04, 05, 09, 10, 11, 12 - Maio
icone mapa Duração: 2 horas
icone mapa 960 vagas disponíveis
icone mapa Instituto Brasileiro de Teatro, Bela Vista

Inscrições até 18/04 ou até o encerramento das vagas.

Fazer inscrição
Peça Bertoleza

Sobre este evento

O espetáculo musical “Bertoleza” é uma adaptação do livro “O Cortiço” de Aluísio Azevedo, romance clássico da literatura naturalista brasileira, em que o protagonismo é trocado. Dessa vez, Bertoleza é a personagem que conduz a trama cujo enredo retrata as dificuldades de existência naquela época (final do século XIX). Mas a partir desta nova ótica, a protagonista coloca em diálogo as histórias soterradas para que, uma vez identificadas, façam florescer a possibilidade de sonhar com horizontes onde o respeito seja possível.

Para enriquecer a montagem, é feita uma alusão à contribuição e pioneirismo de algumas personalidades negras que permanecem às escondidas e que, buscando mesclar vivências, propõe-se provocar a reflexão sobre a sistematização do apagamento de mulheres pretas, suas falas e espaços sociais. A primeira Deputada Federal negra do país, Antonieta de Barros; a primeira escritora publicada na América Latina, Maria Firmino dos Reis; a catadora de papel que se tornou poetisa e teve sua obra traduzida em diversas línguas, Carolina Maria de Jesus; a vereadora brutalmente assassinada por pautar e defender os Direitos Humanos, Mariele Franco.

Após vencer a Convocatória 2023 do Instituto Brasileiro de Teatro, o vencedor do Prêmio APCA 2020 na categoria “Espetáculo” retorna aos palcos para uma curta temporada no Teatro Paulo Eiró, em São Paulo.

Fazer inscrição
7136
domingosegundaterçaquartaquintasextasábado
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Fazer inscrição

Logo Instituto Brasileiro de Teatro

Instituto Brasileiro de Teatro

Fundado em 2022, o Instituto Brasileiro de Teatro é uma organização sem fins lucrativos que visa gerar uma conexão entre a iniciativa privada, as produções teatrais e o público. Com o objetivo de popularizar o teatro no Brasil, o iBT quer levar o teatro a quem não teria acesso a ele, e a quem teria, garantindo acesso universal por meio de ingressos gratuitos ou a preços acessíveis.

O Instituto também apresenta uma série de ações voltadas à classe teatral, propondo uma governança que acelera a profissionalização de grupos e artistas, atuando desde a capacitação até no auxílio de realização de espetáculos, incluindo captação de investimentos do setor privado.

A sede do iBT está localizada na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, em uma região conhecida por contar com diversas casas de teatro, como o Teatro Oficina, o Teatro Renault, o Teatro Bibi Ferreira, o Teatro Nissi, entre outros.

O espaço conta com ações de formação para a classe teatral como oficinas, laboratório de dramaturgia, residências artísticas e cessão de espaço para ensaios. Temos muitas outras iniciativas em curso e outras tantas planejadas para se tornarem realidade ao longo dos próximos anos.

Em dois anos de existência, o iBT vem construindo o caminho para o grande sonho de popularizar o teatro no Brasil. Para isso, viabilizou espetáculos gratuitos como Diabinho e outras peças curtas, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, e Mundaréu de Mim, que juntos alcançaram um público de mais de 75 mil pessoas.

O Instituto também vem deixando sua marca por meio da Convocatória, uma iniciativa que tem o objetivo de fomentar a produção teatral na cidade de São Paulo de forma descentralizada. Assim, buscamos contribuir para a formação democrática de público em espetáculos teatrais e valorizar a diversidade dos profissionais.

icone cursor do mouse https://www.ibt.art/